terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Quem Sobreviverá? por João Eurico




Quem não conhece a história está condenado a repetí-la.
Várias sociedades humanas abusaram do meio ambiente de diversas formas e pagaram preços altíssimos por isso.
A necessidade de consciência sócio-ambiental é anterior ao fenômeno da expansão do capitalismo.
Desastres ambientais já aconteçaram antes mas por motivo deliberado ou não, a humanidade ignora os clamores da natureza e insiste em abusar dos recursos naturais e da capacidade de absorção dos resíduos (no sentido mais amplo) do aglomerado humano.
Alguém já se preocupou se o planeta continuará sendo capaz de suportar a vida após tanto abuso por parte do "cerumano".
O planeta é mais forte do que o abuso e vida vai prevalecer a longo prazo.
O problema é que talvez o conjunto das formas de vida capazes de viver no planeta depredado não contenha a forma humana.
Assim, a preocupação com o impacto ambiental de todas as atividades humanas em geral e da moradia e urbanidade em particular é extremamente saudável.
Se balisarmos a extraordinária capacidade do "cerumano" de modificar a paisagem/geografia/ambiente a seu redor com os princípios da preocupação ambiental, talvez tenhamos uma chance de viver um pouco mais do que um segundo na escala do calendário da vida nesse planetinha.

2 comentários:

  1. é... os "zumanos" são assim. Chegam, quebram, destroem, poluem, depredam, semeiam a discórdia, a guerra, etc etc tec e ainda se acham superiores. Até quando? Já o planeta, esse tem todo o tempo do mundo...

    "Si del principio hubiera aprendido a ser un animal, hoy tendría un instinto noble a cambio de esta pena..." (La Renga)

    ResponderExcluir
  2. Contra essa suposta superioridade que o "cerumano" eu saco logo o meu exemplar de "Pálido Ponto Azul", do Carl Sagan.

    ResponderExcluir